fbpx
Escolha uma Página
Compartilhe

[TRANSCRIÇÃO]

Olá meus amigos,

A Petrobrás não é uma empresa, ela é um monopólio estatal que trabalha a serviço da previdência de 315 mil funcionários, diretos e indiretos que ela paga. Ela é a segunda pior colocada no mundo em faturamento, na relação empregado faturamento. As três maiores do mundo, que é a Shell, a Exxon e a British Petroleum, as três somadas, tem 53 mil funcionários a menos do que a Petrobrás, e elas atuam em 97, 100 países no mundo inteiro. Elas têm 90 mil postos em vários países. A Petrobrás tem 7 mil postos.

Olha as comparações.

Não existe uma empresa mais ineficiente no mundo de petróleo, aliás, existe só uma que eu nem sei o nome, ela é a penúltima no mundo na relação empregado faturamento. Pega o faturamento e divide pelo número de funcionários e você vai ter um índice. Ela é a penúltima do mundo, ou seja, lixo em termos de empresa.

As três maiores do mundo, a Shell, a British e a Exxon, as três somadas, tem 53, 56 mil funcionários a menos, as três somadas. E todas tiveram, por exemplo, o ano de 2016 como referência, 86 bilhões de lucro. Petrobrás, prejuízo de 15 [bilhões de Reais]. E como é que ela repõe esse prejuízo? Aumenta a gasolina no posto.

Então esse negócio de privatizar é o seguinte: deixe as outras entrarem e quebrar o monopólio do petróleo aqui. Continue com a Petrobrás. E já que vocês falam que ela é do povo, então pega as ações e dá uma ação para cada brasileiro. Você quer vender, você vende, você quer guardar, você guarda. Aí sim seria democrático e do povo. E vamos seguir o mercado? Vamos seguir o mercado. Mas então deixe as outras entrarem no mercado.

Vamos seguir o mercado com o monopólio? Que conversa que é essa, hã?

Então prestem atenção: [a Petrobrás] é a segunda pior empresa no mundo na relação faturamento por empregado, tem 315 mil funcionários com 7 mil postos, mais meia dúzia de paisesinhos aqui vizinhos.

A British, a Shell e a Exxon, as maiores do mundo, tem cinquenta e tantos mil funcionários a menos do que essa Petrobrás e todas com lucro, ó, LUCRO: 50 bilhões, 60 bilhões, tudo assim, e a Petrobrás prejuízo.

Quem paga o prejuízo? Nós! Vai lá na bomba de gasolina que você está pagando o prejuízo dela. Para sustentar quem? 315 mil funcionários que chegam a ter 17 salários por ano. E aquele negócio lá de periculosidade estenderam para todo mundo. Quem trabalha em ar condicionado tem esse adicional que chega a 30% do salário.

É uma vergonha!

E o Sr. Paulo Guedes que é oriundo dessa Escola de Chicado lá – é um Fabiano – mas eles são contra estatal. São a favor de privatização.

Não existe um instituto de economia no mundo civilizado ou um economista civilizado no mundo que seja a favor de monopólio e ainda mais de monopólio estatal.

Então é isso aí.

A Petrobrás é uma falácia. O petróleo é nossa vírgula, o petróleo é desses caras, é dos sindicatos dos petroleiros, é dos 315 mil funcionários que lá estão e ganhando 17 salários por ano, entenderam?

Deu prejuízo, (…), aumenta a gasolina na bomba aí que a gente repõe o prejuízo.

É assim que funciona.

Esse artigo eu li lá no Instituto Mises. Eu vou deixar o link aqui em baixo para quem quiser dar uma olhada. Os números são estarrecedores.

https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2862

Fiquem com Deus.