Com o dinheiro perdido em razão dos acidentes de trânsito no País – cerca de R$ 56 bilhões –, seria possível construir 28 mil escolas de Educação Básica ou 1.800 novos hospitais. Se considerados os últimos cinco anos de dados disponíveis, esse montante chegaria a quase R$ 250 bilhões, o equivalente a 125 mil escolas ou mais de 8 mil hospitais. Os dados são do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), revelados em encontro realizado no Sindicato das Seguradoras de São Paulo (Sindseg-SP) na quinta-feira 17, pela passagem do Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito.
“Perde a sociedade, perde a saúde, perde a educação, perdem os programas sociais”, disse o presidente do ONSV, José Aurélio Ramalho, em referência ao prejuízo financeiro decorrente da violência no trânsito, conforme noticiado no site do Sindseg paulista. “O Brasil tem atualmente cerca de 99 milhões de usuários do Facebook. Podemos dizer que, nos próximos cinco anos, seis amigos de cada um desse usuários perderão a vida, serão sequelados de forma permanente ou, ainda, sofrerão com a perda de alguém para a violência no trânsito”, emendou José Ramalho.
O principal caminho para diminuir este número tão alarmante é a educação do condutor e do pedestre, apontou o presidente do Sindseg-SP, Mauro Batista, conforme relata o site da entidade. “Precisamos chamar a atenção da sociedade para a atual situação do nosso trânsito. Precisamos lutar contra essa violência. Por ano, morrem mais pessoas nas ruas e estradas do que em muitas guerras”, lamentou Batista.