DEFESA DA LIVRE INICIATIVA

27/05/2016

DEFESA DA LIVRE INICIATIVA

CONCENTRAÇÃO NO MERCADO DE SEGUROS E A DEFESA DA LIVRE INICIATIVA, DA LIVRE CONCORRÊNCIA, DA DEMOCRACIA

 

Prezado Empresário,
 

Tomo a liberdade de me dirigir a você para tratar de um assunto que julgo de interesse comum, a concentração do mercado de seguros, no total e em suas diversas modalidades. Como você sabe, os números sobre o comportamento de nossa atividade em 2013 já são conhecidos. Mas, devido à vida corrida do dia a dia, nem sempre sobra tempo para analisá-los, permitindo que, muitas vezes, passem despercebidas distorções como a concentração de mercado que é um grande risco à Democracia. 

Assim trago o tema à cena, como publicado na edição de junho da Revista Cobertura, bem como retrata a matéria publicada no jornal DCI, de São Paulo, produzida com base nos dados compilados pelo Sincor-SP e recém-divulgados. Ambas as matérias seguem abaixo. 

O pior, em nossa avaliação, é que a concentração só tende a aumentar em mãos de poucos grupos seguradores, que, detendo, esse poder, têm força para influir decisivamente nos rumos do sistema de seguros privado, segundo seus interesses.

Nós, da Gente Seguradora, vemos com preocupação essa tendência, considerando que a concentração é um sério obstáculo à concorrência e, claro!, à LIVRE INICIATIVA E A LIVRE CONCORRENCIA, pois cria um cenário de enorme limitações, particularmente no direito de escolha do consumidor, sem falar em qualidade e preço dos produtos, pertinentes aos países democráticos. 

Mas, não só, evidentemente, pois a concentração gera efeitos em todo a cadeia da oferta. O espaço para o corretor trabalhar a colocação do seguro também diminui – e muito – já que a competição entre as seguradoras é igualmente menor, devido ao alijamento de muitas delas de um processo que deveria, na verdade, valorizar e incentivar à LIVRE INICIATIVA E A LIVRE CONCORRÊNCIA. 

Sendo assim, gostaria de solicitar o seu engajamento com ações de forma individual ou coletiva na defesa da LIVRE INICIATIVA e da LIVRE CONCORRÊNCIA que é uma conquista da democracia e obrigação de todos nós.

Cordialmente,

Sérgio Suslik Wais
Presidente da
Gente Seguradora S/A
sergio.suslikwais@genteseguradora.com.br
Celular (51) 9918 3232


 

Compartilhe este artigo

Clique em um botão para compartilhar na sua linha do tempo:





  google+   linkedin


  whatsapp

© Depende de Nós, vamos exigir o cumprimento da constituição.

GI